Causas
 

O sistema climático terrestre muda em resposta a variações de fatores externos incluindo variações na sua órbita em torno do Solerupções vulcânicas, e concentrações atmosféricas de gases do efeito estufa. As causas detalhadas do aquecimento recente continuam sendo uma área ativa de pesquisa, mas o consenso científico identifica os níveis aumentados de gases estufa devido à atividade humana como a principal causa do aquecimento observado desde o início da era industrial. Essa atribuição é mais clara nos últimos 50 anos, para os quais estão disponíveis os dados mais detalhados. 

  • Uma economia energética mundial com base em combustíveis fósseis muito poluentes. A queima destes combustíveis fósseis dá origem a três coisas: Energia (que é o objectivo pelo qual se dá a queima dos combustíveis), Dióxido de Carbono (CO2) (que é o agente responsável pelo aumento da temperatura na atmosfera e na superfície da Terra, sendo considerado um gás que provoca o Efeito de Estufa. Assim, as radiações solares ao tomarem contacto com uma atmosfera rica em CO2 são novamente reflectidas para a Terra daí o aumento da temperatura) e Aerossóis (que são extremamente poluentes e prejudiciais para os seres vivos, mas têm um lado positivo, pois são estas substâncias que estão na origem dos smogs, nuvens originadas pela poluição, que observamos nas cidades.

  • O efeito do CO2  é cumulativo, ou seja se pararmos hoje as emissões de CO2, ele permanece na atmosfera até que os oceanos e as plantas o absorvam, o que demora muito tempo;
     
  •  Gases do Efeito de Estufa que provêm de carros, fábricas e centrais eléctricas.

  • Emissão de CFC’s (clorofluorocarbonetos)