Situação Actual

 

O nosso Mundo vive uma crise. Assistimos ao que se afigura como a pior crise ambiental que a humanidade alguma vez enfrentou. Mas o que está por detrás desta crise ambiental? Como é que o planeta chegou a este ponto? A resposta pode ser dada ao explicar um dos acontecimentos que se acredita ser a principal causa da ocorrência de mudanças drásticas no ambiente terrestre: o Aquecimento Global

O Aquecimento Global (Global Warming) consiste, basicamente, no aumento da temperatura à superfície da Terra. Esta preocupação surgiu por volta do século XIX devido a algumas mudanças que se verificaram no clima do planeta . Foi também quando se começaram a fazer progressos científicos, nomeadamente através do envio de balões meteorológigos,que permitiram a leitura mais pormenorizada dos componentes que existiam na atmosfera.Existe alguma controvérsia, dentro do mundo científico, sobre se o Aquecimento Global é, realmente, um fenómeno comprovado ou se não passa de uma teoria. A verdade é que existem factos, e as previsões que se têm feito ao longo dos tempos têm se vindo a verificar.     



 

FACTOS 

O principal gás responsável pelo efeito de estufa é o dióxido de carbono. Em 2005 Portugal emitiu 85,5 milhões de toneladas de dióxido de carbono.

  •  Desde 1990, as emissões anuais de dióxido de carbono aumentaram cerca de 6 mil milhões de toneladas em todo o mundo, sendo um aumento de mais de 20%. A maior parte deste aumento  deve-se a actividades humanas.

  •  O dióxido de carbono demora 100 anos a dispersar-se na atmosfera. O que significa que, mesmo que as emissões acabem hoje, ainda sentiremos os seus efeitos durante muito tempo.

  •  Segundo o 4º Relatório do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) prevê-se um aumento da temperatura média do ar de 2 a 4,5 ºC entre 1990 e 2100.

  •  Os oito anos mais quentes de sempre foram todos depois de 1998. Em 2006, registou-se a temperatura média mínima mais elevada dos últimos 76 anos em Portugal.

  •  O Arctic Climate Impact Assessment concluiu que, nos últimos 50 anos, as temperaturas médias do Alasca (EUA), do este da Rússia e do oeste do Canadá aumentaram 14°C. Este aumento é quase o dobro da média global.

  •  Em 2006, os glaciares perderam uma média de 1,5 metros de gelo, em comparação com apenas 30 centímetros de gelo perdidos em 2005. O degelo dos glaciares são um dos principais factores que contribuem para o aumento do nível da água do mar em todo o mundo.

  • O nível da água do mar aumentou entre 10 a 20 centímetros durante o último século. Os especialistas prevêem que entre 1990 e 2100 este aumento possa ser entre 18 a 59 centímetros.

  •   A Organização Mundial de Saúde atribui 150,000 mortes por ano aos efeitos do aquecimento global, tais como: condições metereológicas extremas, seca, vagas de calor, diminuição da produção de alimentos e o crescimento da contaminação de doenças como a malária.

  •  Pelo menos 279 espécies de plantas e animais já estão a reagir ao aquecimento global .

  •  Os recifes de coral são altamente sensíveis a pequenas alterações na temperatura da água. Os cientistas afirmam que se as emissões de dióxido de carbono se mantiverem, os recifes de coral poderão estar destruídos até 2050