Almada de parabéns! Recicla cada vez mais!

16-05-2011 12:23

 Menos resíduos, mais reciclagem, maior poupança!

 
Sabia que o Município paga cada quilo de lixo que deposita no contentor? Se, sempre que possível, esses resíduos fossem depositados no ecoponto respectivo, o Município, e todos nós, pouparíamos mais de 1 milhão de euros/ano. E claro, o Ambiente também agradecia!
 
Em Almada, em 2010, depositámos nos contentores de resíduos indiferenciados cerca de100.000 toneladas de lixo. Os resíduos colocados neste tipo de contentores são encaminhados diariamente para o aterro sanitário, sem qualquer hipótese de valorização. Perde-se assim uma quantidade imensa de materiais que poderiam ser reciclados e ganhar uma nova vida, dando origem a novos produtos.
 
O Município pagou o ano passado por essas 100.000 toneladas de resíduos depositadas nos contentores, cerca de 2.650.000 euros, à empresa intermunicipal AMARSUL, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos S.A. No entanto, cerca de 40.000 toneladas desses resíduos poderiam ser recicladas, bastando para tal que esses materiais tivessem sido colocados nos ecopontos correctos, e não nos contentores de resíduos indiferenciados.
 
No gráfico, estão representadas as quantidades dos diferentes tipos de resíduos que, em média, podemos encontrar num contentor do concelho. As categorias “Papel e Cartão”, “Vidros”, “Plásticos” e “Metais”, em conjunto, constituem uma larga fatia de cerca de 40% do lixo aí depositado, que poderia ser reciclado se depositado no ecoponto. É assim possível, através da correcta deposição do nosso lixo, conseguirmos uma importante poupança financeira ao Município que a todos beneficiará.

Gráfico contentor

Além do aspecto financeiro, a reciclagem tem ainda uma outra vertente valiosa e também muito importante: a sustentabilidade. Reciclar permite-nos reduzir o lixo que depositamos em aterro e a poluição associada (da água, do ar, dos solos, …), diminuir o consumo de recursos naturais (já que se estarão a utilizar resíduos para o fabrico de novos produtos poupando-se matérias-primas naturais) e diminuir o consumo de energia (consome-se menos energia a reciclar do que a fabricar  de novo, se contabilizarmos todo o ciclo do produto, desde a extracção da matéria-prima à Natureza, transporte, transformação, deposição, etc.).
 
Assim, da próxima vez que deitar algo fora, pense se não pode fazer o encaminhamento até um ecoponto. Estará a contribuir para um melhor concelho agora e no futuro.
 
Almada de parabéns! Reciclamos cada vez mais!
  • Em 2000, em Almada, foram depositadas nos contentores cerca de 137.000 toneladas de lixo. Em 2010 reduzimos para as 100.000.
  • Em 2000, foram colocados nos ecopontos 1624 toneladas de papel e cartão. Em 2010, conseguimos 3411 toneladas, bem mais do dobro desse valor.
  • Em 2000, foram recicladas 402 toneladas de embalagens consumidas no concelho. Dez anos depois, esse valor é quase 4 vezes maior: 1576 toneladas!
 

Voltar