A Economia

 

A Economia tem por objecto de estudo a sociedade, prestando particular atenção à sua componente económica.Todos nós somos parte da economia e todos usamos, também, as regras económicas. Nós tornamo-nos consumidores de vários produtos e serviços a partir do momento em que nascemos, crescemos e diversificamos para transformarmo-nos em produtores, comerciantes, mediadores e agentes da economia. O mundo de hoje pertence à economia. É um imperialiasmo económico onde factores económicos, especialmente o dinheiro ,dita todos os elementos da sociedade. Tudo o que envolva troca de dinheiro, envolve a economia.

A atividade económica é caracterizada pela satisfação das necessidades com meios quantitativamente limitados. Por outras palavras, os recursos disponíveis são sempre insuficientes para atender a todas as necessidades económicas existentes. O que caracteriza a Economia é precisamente essa adaptação de meios escassos às necessidades existentes (princípio da escassez). É este o problema básico da Economia. É a escassez de recursos que provoca a esmagadora maioria dos problemas económicos.

A Economia é uma ciência social. Como tal, não se podem, em Economia, estabelecer relações do tipo causa-efeito que se verifiquem sempre (como no caso das ciências exatas), uma vez que os fenómenos económicos são influenciados por comportamentos humanos que, pela sua essência, não são previsíveis de forma exata.

Devido à recessão económica que todo o mundo presenciou, o conceito de economia ficou mais claro para as mais vulgares famílias, percebendo-se hoje o impacto que a economia tem e pode ter no nosso estilo e qualidade de vida.