50 causas pelo ambiente

16-05-2011 12:31

 

Limpar florestas. Plantar árvores. Apadrinhar animais. Há muitos projetos de associações e instituições que precisam de voluntários aliás, 2011 será o Ano Europeu do Voluntariado. Espreite a nossa lista de 50 causas de cidadania ambiental e escolha a sua.

Bárbara França Silva e Sara Rodrigues (texto)Publicado na edição especial Visão Verde de 14 de Outubro de 2010
13:28 Sexta feira, 26 de Nov de 2010
 
50 causas pelo ambiente
 
 
PROJETOS NACIONAIS
1 SALVE A ÁGUIA

Centro de Estudos da Avifauna Ibérica promove o auxílio à conservação da águia-de-Bonelli, que se encontra em perigo de extinção, através de um conjunto de ações que envolvem a sociedade civil. Necessita de apoio financeiro para a sua sustentação. 
Telefone: 266 7461 02 
E-mail: bonelli@ceai.pt


2 BIOWIKIPÉDIA PORTUGUESA

BioDiversity4All é uma plataforma virtual que está a desenvolver uma base de dados da biodiversidade portuguesa. Uma espécie de Wikipédia nacional, que possibilita a participação da sociedade civil e da comunidade científica, através da publicação de conteúdos. Todas as colaborações são bem recebidas. 
Site: www.biodiversity4all.org


3 ADOTE UMA PRADARIA

Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve pretende recrutar, para o projeto Adote uma Pradaria Marinha, gente para monitorizar as três espécies de ervas que se encontram no fundo do mar e que desempenham um papel ativo na minimização do aquecimento global. 
Site: www.pradariasmarinhas.com


4 VÁ PARA FORA

A organização não-governamental de Ambiente WWF, uma das maiores do mundo, tem um programa internacional de voluntariado para jovens com idades entre 20 e 27 anos. Os locais de destino são África, Ásia e América Latina. Salve o ambiente além-fronteiras. 
Site: www.wwf.pt


5 ECOFAMILIARIZE-SE

Promovido pela EDP Distribuição, em parceria com a Quercus, o EcoFamílias II tem como finalidade a redução e a racionalização do consumo energético doméstico. O objetivo é acompanhar mil famílias residentes no Continente. Inscreva-se. 
Telefone: 213 462 210 
E-mail: ppec@edp.pt , ecofamilias@quercus.pt


6 UM FAZ-TUDO ECOLÓGICO

Apresente-se como voluntário nas Micro-Reservas Biológicas, do Fundo Quercus para a Conservação da Natureza, focalizadas na conservação de habitats, fauna, comunidades vegetais e ameaças botânicas. Poderá ajudar na plantação de árvores, colocação e reparação de vedações e até na monitorização de espécies. 
Localidades: Idanha-a-Nova, Vale do Rio Nabão, Serra da Freita, Monte do Outeiro, Celorico da Beira, Montemor-o-Novo 
Telefone: 284 321 326 
E-mail: fcnatureza@quercus.pt ,


7 PAIS DE FLORESTAS

A iniciativa Criar Bosques visa a formação e a conservação de bosques com espécies autóctones. Entre outubro de 2008 e abril de 2010, foram plantadas 128 487 árvores e arbustos, em mais de 110 locais. A Quercus gostava de fazer crescer estes números. 
E-mail: fcnatureza@quercus.pt 
Site: www.criarbosques.wordpress.com/participe/


8 AJUDE A ALERTAR

MARGov é um programa de várias entidades que promove políticas de sustentabilidade ambiental, social e económica, na gestão e conservação dos oceanos e das zonas costeiras. Procuram voluntários para tarefas de âmbito académico (estudos, teses) e organização de eventos de sensibilização 
Telefone: 91 360 6891 
E-mail: margov.mar@gmail.com 
Site: https://margov.isegi.unl.pt


9 ATIVISTA À ANTIGA

GAIA - Grupo de Acção de Intervenção Ambiental precisa de voluntários para diversos trabalhos (colar cartazes, escrever artigos, filmar ações, etc.) nos vários núcleos nacionais. 
Telefone: 210 962 335 
E-mail: gaia@gaia.org.pt


10 O LOBO E O HOMEM

Grupo Lobo luta contra a extinção do lobo-ibérico e necessita de voluntários e "pais adotivos" para os animais, que ajudem financeiramente este projeto da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. 
Telefone: 217 500 073 
E-mail: globo@fc.ul.pt 
Site: www.lobo.fc.ul.pt


11 POLÍCIA AMBIENTAL

O site O Meu Eco-sistema, ainda em fase de conclusão, serve para comunicar situações ambientais irregulares e avaliar a qualidade do espaço público do seu município. Trata-se de uma iniciativa do GEOTA. 
Telefone: 213 956 120 
E-mail: geota@geota.pt


12 FISHING IGUAL A PESCA

A plataforma Pong-Pesca, formada por várias associações ambientalistas portuguesas, promove o consumo sustentável dos produtos da pesca e de aquacultura. Precisam de voluntários para tradução de conteúdos (inglês para português) e para ajudar a organizar eventos. 
Telefone: 93 625 7281 
E-mail: pong.pesca@gmail.com 
Site: www.pongpesca.wordpress.com/


13 TODOS PELO LINCE

Liga para a Proteção da Natureza precisa de apoio financeiro para o Programa Lince, projeto de conservação do lince ibérico. 
Telefone: 217 780 097 
E-mail: lpn.natureza@lpn.pt


14 VOLUNTÁRIOS MUNICIPAIS

Muitas autarquias do País têm Bancos de Voluntariado. Visite o site da sua câmara e confirme a existência de um projeto desta natureza. Depois, basta preencher os impressos disponíveis para download e enviá-los para os destinos adequados.


15 VIGILANTES DE AVES

SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves procura vigilantes para o Programa de Áreas Importantes para as Aves (IBA, sigla inglesa usado pela organização nãogovernamental de Ambiente). Os voluntários têm como função observar tudo o que se passa na sua IBA e transmitir a informação à SPEA. Existem cerca de 50 IBA no continente, 31 nas ilhas açorianas e oito no arquipélago da Madeira. 
E-mail: vanessa.oliveira@spea.pt


16 É CONTRA OS TRANSGÉNICOS?

A plataforma Transgénicos Fora defende a agricultura sustentável e a proteção da biodiversidade. Necessita de voluntários com criatividade e determinação, para ajudar a disseminar a mensagem pela opinião pública. 
E-mail: info@stopogm.net 
Site: www.stopogm.net


17 TORNE-SE AGRICULTOR

Voltar