Resíduos em Almada

 recolha de resíduos urbanos é de extrema importância para o ambiente, uma vez que a acumulação de resíduos nos contentores poderá originar problemas de saúde pública e desiquilíbrios nos habitats. Os RSU (Resíduos sólidos urbanos) podem provocar efeitos maléficos na saúde através de:

  • Agentes naturais - É o caso dos resíduos acumulados junto às margens de rios ou cursos de água, acabando por provocar o seu assoreamento e o deslizamento dos taludes, respectivamente.
  •  Agentes químicos - A contaminação dos recursos hídricos por substâncias químicas presentes na massa de resíduos são exemplos típicos desta acção sobre a saúde das pessoas e o meio ambiente
  • Agentes biológicos - Os resíduos mal acondicionados ou depositados a céu aberto constituem focos de insalubridade e de proliferação de vectores transmissores de doenças (ratos, baratas, moscas, etc.).

Por outro lado o serviço de recolha é importante por razões da qualidade de vida e qualidade económico-financeira.
Os RSU, uma vez aproveitados, podem ter reduzido custo de recolha, transporte, deposição, tratamento e destino final. O seu rendimento faz-se através da reutilização e reciclagem de materiais recuperáveis (papel/cartão, embalagens de plástico e metal, vidro, etc.), com a compostagem de RUB’s (resíduos urbanos biodegradáveis) e produção de composto orgânico, pelo aproveitamento do gás metano produzido durante a sua decomposição em aterro na ausência de oxigénio.

A Câmara Municipal de Almada é responsável pela gestão do sistema de Resíduos Urbanos ou equiparados, através da empresa AMARSUL, que consiste no conjunto de operações de acondicionamento e transporte dos mesmos, bem como as soluções de valorização e/ou destino final. Entende-se por resíduo urbano, o resíduo proveniente de habitações, bem como outro resíduo que lhe seja semelhante pela sua natureza ou composição.

 AMARSUL

 A AMARSUL é a empresa responsável   pela gestão do Sistema Multimunicipal de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos da Margem Sul do Tejo tem na sua actividade diversos serviços que presta à população:

  • Recolha de resíduos de embalagens doméstica
    A AMARSUL é responsável pela recolha de todos os contentores do Ecoponto (papel/cartão, plástico/metal e vidro).

  • Recolha de Cartão porta-a-porta a estabelecimentos comerciais
    Possibilita a recolha programada aos estabelecimentos e liberta o Ecoponto da grande quantidade de cartão produzida por este público.

  • Lavagem e manutenção de Ecopontos
    AMARSUL dispõe de um serviço de lavagem e manutenção de forma a garantir as condições necessárias de utilização dos Ecopontos, pelos cidadãos.

  • Recepção de resíduos no Aterro Sanitário
    A Amarsul dispõe de aterros sanitários que permitem a deposição de resíduos sólidos urbanos de uma forma controlada, assegurando a protecção ambiental de acordo com a legislação em vigor. 

  • Recepção de resíduos no Ecocentro
    No Ecocentro podem ser depositados objectos volumosos como monos domésticos, entulhos de construção, ramagens de árvores, aparas de jardim, resíduos de embalagens (vidro, plástico, metal, cartão), jornais e revistas e óleos alimentares. Existem Ecocentros nos municípios de Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Seixal e Sesimbra.

A RECOLHA SELECTIVA EM ALMADA

     
       A recolha selectiva é um processo vital para possibilitar a reciclagem dos diversos materiais componentes dos Resíduos Sólidos Urbanos possibilitando o seu reaproveitamento como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico, para tal basta colocar estes tipos de materiais nos sítios mias adequados para este propósito: nos ECOPONTOS.

Os maiores beneficiados por esse sistema são o meio ambiente e a saúde da população. A reciclagem de papéis, vidros, plásticos e metais - que representam em torno de 40% do lixo doméstico - reduz a utilização dos aterros sanitários, prolongando sua vida útil. Além disso, a reciclagem implica uma redução significativa dos níveis de poluição ambiental e do desperdício de recursos naturais, através da economia de energia e matérias-primas. No aspecto económico a reciclagem contribui para o uso mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de reaproveitamento. No âmbito social, a reciclagem não só proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, através das melhorias ambientais, como também tem gerado muitos postos de trabalho e rendimento para pessoas que vivem nas camadas mais pobres.
          A recolha selectiva no Concelho de Almada é da responsabilidade da AMARSUL. Ao nível do sistema de recolha existem os:

  •  ecopontos
  •  ecocentros
  • recolha personalizada de papel e cartão nos pequenos comerciantes   

Os ecopontos são contentores diversificados (contentor verde, contentor amarelo, contentor azul e pilhão) para a recolha selectiva de resíduos sólidos urbanos (RSU) para posterior reciclagem. A gestão dos ecopontos é da responsabilidade da AMARSUL, existindo actualmente um rácio de 1 ecoponto para cada 348 habitantes. O total de ecopontos no Concelho de Almada é de 484

Um Ecocentro é um parque amplo com contentores de grandes dimensões, destinados a receber separadamente diversos materiais para posterior tratamento e/ou reciclagem. Quando utilizamos os Ecocentro, os resíduos aí recolhidos são encaminhados para unidades de reciclagem ou tratamento, tendo por vezes de passar por uma separação mais fina no Centro de Triagem.

No ano de 2007, o Ecocentro registrou um total de 5684 entrads, sendo 4852 de particulares e 832 de empresas. Ao nível do tipo de resíduos, os valores mais significativos registados na deposição foram os seguintes:

  • 4119 Toneladas de RCD’s (entulhos)
  • 1504 Toneladas de monos
  • 672 Toneladas de papel e cartão
  • 355 Toneladas de verdes