O Exemplo da Cidade de Almada

 

Antes de analisar o ambiente em Almada, que representa o ponto central para a nossa abordagem do concelho, vamos começar por fazer uma pequena introdução do município, de modo a enquadrá-lo na situação actual do país, localizá-lo geográficamente e caracterizá-lo estatisticamente.

Situado na margem sul do estuário do rio Tejo, o concelho de Almada integra administrativamente o distrito de Setúbal e faz parte da Área Metropolitana de Lisboa.

O concelho é delimitado por uma moldura de água, integrando a frente ribeirinha a norte e a frente atlântica a oeste, com uma extensão de 13 km de praias de grande qualidade e valor paisagístico.

 

Do território de 72 km2, 24,2% correspondem a área florestal, da qual se destacam a Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica e a Mata dos Medos com um vasto património natural.


Com uma população de 160 825 habitantes, dos quais 49,4% têm idade inferior a 40 anos, Almada é um concelho predominantemente terciário (76% da população activa), onde o comércio e os serviços públicos são os maiores empregadores. O Sector Primário ocupa apenas 1% e o Sector Secundário 23%. A Câmara Municipal de Almada e os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento empregam, no conjunto dos seus Serviços, aproximadamente 2 000 pessoas.