Almada vence prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2010

16-05-2011 12:50

 lmada vence prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2010

15 de Março, 2011
Das mais de 2.200 cidades europeias que aderiram à Semana Europeia da Mobilidade em 2010, Almada foi a que mais fez pela promoção das alternativas ao uso do automóvel. Quem o disse foi um conjunto de peritos em mobilidade que ontem anunciaram os vencedores do prémio promovido pela Comissão Europeia.

Múrcia, em Espanha, e a capital da Letónia, Riga, completam o pódio de um prémio que pretende reconhecer o empenho das autarquias na promoção desta iniciativa europeia. Para os peritos, Almada foi a cidade onde se realizaram as iniciativas mais originais e onde a mensagem chegou melhor à população.

No dia 18 de Setembro de 2010 a cidade foi preenchida com demonstrações de carros eléctricos, feiras de bicicletas, actividades de desporto e espectáculos de rua, além do centro histórico se ter tornado numa zona exclusivamente pedestre. Além disso, o município investiu na criação de faixas para ciclistas, parques para as bicicletas e estações de recarregamento de carros eléctricos.

Os prémios foram apresentados ontem em Bruxelas pelo Comissário Europeu do Ambiente, Janez Potocnik, que lembrou o objectivo de«encorajar as pessoas a encontrarem outras formas de mobilidade que melhorem a sua saúde e qualidade de vida». Potocnick disse esperar que «Almada, Múrcia e Riga inspirem muitas outras cidades europeias».

Top 10 europeu das cidades móveis:

1- Almada (Portugal)

2- Múrcia (Espanha)

3- Riga (Letónia)

4- Budapeste (Hungria)

5- Eindhoven (Holanda)

6- Gävle (Suécia)

7- León (Espanha)

8- Östersund (Suécia)

9- Reutte (Áustia)

10- Zagreb (Croácia)

SOL

Voltar