A Economia e a Energia

 A energia é o motor da era moderna, o seu uso tem sido a chave no desenvolvimento da sociedade, sendo necessário para o funcionamento de máquinas. Por sua vez, vivemos num mundo, maioritariamente, industrializado, onde é essencial a utilização de aparelhos para a indústria, para a agricultura, para o transporte de alimentos, no movimento de pessoas, na tecnologia e nas comunicações, entre outros. Percebe-se assim o papel que os combustíveis, em especial os combustíveis fósseis, desempenham no desenvolvimento e estabilidade económica, já que são a principal fonte de energia utilizada pela sociedade moderna. 

  Contudo, o aumento da necessidade energética, e por consequente o incremento da “nossa” dependência dos combustíveis fósseis (especialmente ao petróleo), conduziu a uma série de problemas económicos, ambientais e sociais. De facto os combustíveis fósseis não são recursos renováveis, sendo que o seu consumo excessivo pode levar ao esgotamento das suas jazidas, o que conduz a uma crise energética, pois deixa-se de puder contar com recursos para satisfazer as nossas necessidades. Esta crise energética, que se verifica actualmente, leva a que o preço dos combustíveis, essenciais para os diversos sectores da sociedade, aumentem, pondo em risco a economia e criando uma crise económica.

   Para além dos problemas económicos resultantes da dependência do petróleo, encontramos também problemas ambientais, como o aquecimento global, que apresentam riscos potencialmente graves para o mundo.