Ambiente em Almada

 

    Almada tem uma estratégia local de desenvolvimento sustentável, instituindo a sua intervenção em diversos domínios essenciais, como a mobilidade, os espaços verdes, resíduos, água, energia, ar e ruído. A sua estratégia ambiental é alicerçada nos princípios do Plano de Acção das Nações Unidas, a Agenda 21,e na Estratégia Nacional para o Desenvolvimento Sustentável.

Almada é reconhecida como um concelho respeitador do ambiente, tendo sido distinguida em 2005 como um dos municípios portugueses com melhor desempenho ambiental, no âmbito do Projecto ECO XXI. Este projecto faz avaliação de indicadores de carácter sociocultural, económico-institucional e ambiental, tendo como referência as múltiplas dimensões do conceito de desenvolvimento sustentável. Por outro lado, pretende avaliar o desempenho e o caminho a percorrer no trabalho de construção da sustentabilidade por parte do município.

Alguns objectivos da estratégia de Almada são “defender e qualificar o serviço público, apostar nos meios locais, utilizar criteriosamente os recursos naturais, salvaguardar o Ambiente e a integridade do Planeta e promover a cidadania como pilares da sustentabilidade” 


A promoção da participação dos cidadãos e da sociedade civil é também um princípio fundamental do Município, que acredita que quanto mais os cidadãos conhecerem e adoptarem localmente uma vida mais sustentável, mais fácil será alcançar os objectivos definidos ao nível nacional e internacional.