Soluções
 

  •   Assinatura de protocolos (Ex: o Protocolo de Quioto) com vista à redução das emissões de CO2 por parte dos países envolvidos.

  • Evitar que o CO2 não vá para a atmosfera , tentando armazená-lo, por exemplo,  nos poços petrolíferos , ajudando assim no processo de extracção do petróleo , pois aumentando a pressão desses poços facilita-se a extração do mesmo (extracção primária o que implica petróleo mais barato). 

  • Substituições das fontes de energia baseadas em combustíveis fósseis, que são poluentes, para outras fontes de energia, as renováveis, que não são poluentes. Como exemplo de fontes de energia não poluentes temos: o vento (Eólica); a luz solar (Térmica e Fotovoltaica); água (da Marés e Hídrica); nuclear.

  • Aumento da eficiência do uso da energia proveniente dos combustíveis fósseis, o que leva a um maior rendimento, menor consumo destes e consequente diminuição da libertação de CO2. 

  • A reflorestação de zonas que sofreram desflorestação para aumentar a percentagem de CO2 que é absorvido pelas plantas e a sua consequente diminuição na atmosfera.

  • Nas cidades:

  - A disponibilização de bicicletas (e consequente construção de ciclo vias); de meios de transporte alternativos ao automóvel (autocarros; metros eléctricos de superfície ou subterrâneos;…);
Libertação do centro das cidades dos automóveis criando alternativas rápidas e parques nas periferias para albergar os automóveis; 
-  Aumento dos espaços verdes;
Ordenamento do território;
Novas construções que visem uma maior eficiência energética. Casas viradas para o sol para apanharem o máximo de luz solar durante o dia;