WWF lança nova plataforma on-line sobre economia dos ecossistemas

16-05-2011 12:44

 

A WWF lança hoje uma nova plataforma on-line - www.habeas-med.org - que disponibiliza informação sobre serviços, mercados, I&D e políticas da Economia dos Ecossistemas. A plataforma HABEaS - Hotspot Areas for Biodiversity and Ecosystem Services - é um espaço virtual que nasce de uma parceria empresa-universidade-ONG (Faunalia; ISA-CEABN e WWF) e é dirigida a profissionais que operam directa ou indirectamente nos sectores do capital natural, dando-lhes a possibilidade de explorar as novas dimensões e potencialidades geradas pela economia da biodiversidade e dos ecossistemas.

 
10:27 Segunda feira, 4 de Abr de 2011
 
A nova plataforma Habeas disponibiliza informação sobre a Economia dos Ecossistemas
A nova plataforma Habeas disponibiliza informação sobre a Economia dos Ecossistemas
 

A plataforma inclui a actual web GIS www.habeas.com.pt , e disponibiliza, a partir de hoje, um espaço de blogue, uma secção de notícias e uma biblioteca de artigos e relatórios sobre Economia dos Ecossistemas, dando destaque à região do Mediterrâneo.

A plataforma espelha a posição da organização de conservação global relativamente à necessidade de se equacionar o pagamento dos serviços que a natureza nos oferece - armazenamento de carbono, regulação do ciclo da água e conservação da biodiversidade - como forma de garantir a conservação e manutenção dos ecossistemas mais importantes do mundo. Os pagamentos por serviços do ecossistema representam a oportunidade de gerar boas práticas de gestão e, simultaneamente, revitalizar e dinamizar o território.'

O projecto HABEaS pretende contribuir para que o pagamento dos serviços ambientais se torne uma realidade em Portugal; temos no nosso país ecossistemas de alto valor de conservação; é através da valorização económica dessa importância que podemos obter grandes retornos para a vida das pessoas; temos que compensar quem garante que todos nós tenhamos acesso a bens vitais para a nossa vida como a água ou o oxigénio', afirma Luis Silva da WWF em Portugal.

No relatório "Hotspots de Biodiversidade e Serviços do Ecossistema Montado", publicado em Setembro de 2010, a WWF identificou e quantificou geograficamente as Áreas de Montado de Alto Valor de Conservação, locais onde valores como biodiversidade, armazenamento de carbono e regulação do ciclo da água, assumem uma importância crítica - designando-os HABEaS. Essas áreas mapeadas e cartografadas podem ser publicamente consultadas através do WebGis - www.habeas.com.pt .

Sobre a WWF e os serviços do ecossistema

A protecção da biodiversidade e dos ecossistemas é uma prioridade na missão da WWF, a par da construção de uma economia mundial mais forte, mais justa e mais limpa. A recente crise financeira e económica deve servir para lembrar a urgência no desenvolvimento de economias mais sustentáveis. A WWF está a contribuir para este objectivo e o pagamento dos serviços dos ecossistemas faz parte da solução.

O que são os serviços do ecossistema?

São benefícios que a humanidade obtém a partir dos recursos e processos ecológicos gerados pelos ecossistemas. Todas as pessoas dependem dos serviços dos ecossistemas para o seu bem-estar. Sem acesso a água limpa, terra e alimento, combustível e materiais adequados, todas as pessoas sentem a degradação da sua qualidade de vida e dificuldade em prosperar.Os montados de sobro e azinho são sistemas caracterizados por elevada biodiversidade que geram serviços como o armazenamento de carbono ou a regulação do ciclo da água.O pagamento por Serviços do Ecossistema é um mecanismo novo capaz de promover a conservação e gestão sustentável dos montados.

Voltar